Ano Litúrgico é um jeito diferente da Igreja católica dividir o ano, que neste caso se dividem em tempos Litúrgicos, ondem se celebram como memorial, os mistérios de Cristo, bem como a memória dos Santos.
Durante o ano litúrgico celebramos a vida de Cristo, desde a sua Encarnação no seio da Virgem Maria, passando pelo seu Nascimento, Paixão, Morte, Ressurreição, até a sua Ascensão e a vinda do Espírito Santo.
O Ano Litúrgico começa no 1º Domingo do Advento (cerca de 4 semanas antes do natal) e termina no sábado anterior a ele. Isso significa que ontem, dia 01º de Dezembro, terminou a ano litúrgico de 2012; e hoje começa o ano litúrgico de 2013. Chamamos cada dia de um ano litúrgico de dias litúrgicos (parece obvio né?), porém durante o domingo, primeiro dia litúrgico da semana, a Igreja celebra o Mistério Pascal de Jesus, obedecendo à tradição dos Apóstolos; sendo por esse motivo, o Domingo, considerado o principal dia de festa.
Cada dia litúrgico possui um conjunto de leituras próprias, que se repetem a cada três anos, nos domingos e nas solenidades, sendo as leituras desses dias divididas em ano A, B e C. No ano A lêem-se as leituras do Evangelho de São Mateus; no Ano B, as leituras do Evangelho de São Marcos e no ano C, as leituras do Evangelho de São Luca (que serão as leituras deste ano). Já o Evangelho de São João é reservado para ocasiões especiais, principalmente as grandes Festas e Solenidades.
Nos dias da Semana Comum, há leituras diferentes para os anos pares e impares, tirando o Evangelho que sempre se repete de ano ano. Deste modo, se acompanharmos a liturgia diária, de três em três anos, teremos lido quase toda a Bíblia.
Texto baseado no Wikipedia:- http://pt.wikipedia.org/wiki/Ano_lit%C3%BArgico
Nenhum comentário:
Postar um comentário